Aloe Vera

Aloe Vera (babosa): benefícios e receitinhas caseiras para a pele  Leave a comment

Aloe Vera (babosa): benefícios e receitinhas caseiras para a pele 

Aloe Vera
Foto de Cintia Siqueira no Pexels

Com certeza você já ouviu falar da babosa, aquela plantinha com folhas suculentas e cheias de um gel com altas propriedades medicinais e estéticas. Muita gente acha que há diferença, mas se trata da mesma planta, a Aloe Vera

Ela é originária das regiões desérticas do Sudoeste da África, sendo que o primeiro registro de uso foi feito na Mesopotâmia, em 2.100 a.C. Hoje, é amplamente usada no tratamento de queimaduras, herpes genital, dermatite seborréica e outras. 

No artigo de hoje vamos falar dela, vem com a gente! 🙂 

O que é Aloe Vera 

A Aloe Vera é uma planta suculenta com ativos não-comedogênicos, ou seja, que não obstruem os poros da pele. Ela cresce em qualquer tipo de solo, mas se adapta melhor aos leves e arenosos.

Se você é uma pessoa que ama plantas, mas sempre esquece de regá-las, pode ter uma babosa sem medo. Ela não exige muita água e ainda funciona muito bem como decoração do ambiente. 

Suas folhas são verdes e grossas, com até 60 centímetros de espessura. Nelas há um gel poderoso, composto por 99% de água e outros 70 componentes, como: 

  • Vitamina A,B,C e E
  • Cálcio
  • Potássio
  • Magnésio 
  • Zinco
  • Aminoácidos
  • Enzimas 
  • Carboidratos
  • Esteróis 

Como o gel oxida rapidamente em contato com o ar, perdendo as suas propriedades ativas, é importante que você o utilize logo após a colheita. Dessa forma, conseguirá aproveitar todos os benefícios da Aloe Vera

Nas cascas da planta também há propriedades ativas, mas não recomendadas para o ser humano. É o chamado suco de Aloe Vera, com coloração marrom e um sabor amargo. 

Esse suco era muito usado como laxante entre os séc XVII e XIX, mas acredite: não vale a pena! Os efeitos colaterais são intensos, como desequilíbrio eletrolítico, fortes cólicas, náuseas e diarreias.

Benefícios do gel de Aloe Vera na pele 

Aloe Vera gel
Photo by FOODISM360 on Unsplash

Quando aplicado de forma tópica, o gel natural de aloe vera, extraído diretamente da planta ou presente em dermocosméticos, consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele. 

Essa característica promove benefícios mais rápidos e perceptíveis. Dá uma olhada em alguns deles: 

Hidratação profunda

Evidências científicas já mostraram a eficácia da Aloe Vera para a hidratação, tanto da pele quanto dos cabelos. Isso ocorre devido à presença dos polissacarídeos, que restituem a água perdida aos tecidos e mantêm a pele hidratada. 

Os polissacarídeos também estimulam a produção de colágeno, mantendo a pele firme, elástica, iluminada e jovem. 

E não tem contraindicação: todos os tipos de pele se beneficiam! Para as oleosas e mistas, ajuda a controlar a produção de sebo e reduz as acnes. Já as ressecadas e secas, ficam macias e hidratadas

Regeneração e refrescância 

Ficou tempo demais exposto ao sol e queimou a pele? Pode contar com os efeitos calmantes e refrescantes da Aloe Vera

Os ativos presentes no gel promovem a regeneração da pele ao estimular as células novas, enquanto elimina as mortas. Além de acelerar a cicatrização de queimaduras de sol e feridas, ajuda a secar espinhas e é um anestésico.  

A Aloe Vera pode ser uma ótima aliada para acalmar áreas da pele recém depiladas com cera ou com lâminas de barbear. No geral, é uma ótima amiga das pessoas de pele sensível.  

É muito encontrada em loções pós-sol, de barbear ou hidratantes.

Mesmo que a Aloe Vera atue na proteção contra a radiação ultravioleta, é essencial que você utilize o filtro solar. Lembre-se que ela apenas complementa a proteção, e não a substitui. 

Antissepsia e efeito anti-inflamatório 

A babosa também inibe a propagação de fungos e bactérias, reduz a inflamação e até a sensação de dor. Ou seja, um paraíso para quem tem a pele acneica — principalmente quem sofre com espinhas internas. 

Isso ocorre devido a presença de seis agentes antissépticos e analgésicos: 

  • Lupeol
  • Ácido Salicílico
  • Nitrogênio Uréico
  • Ácido Cinâmico
  • Fenóis 
  • Enxofre

Usando a babosa na pele: dicas de receitas 

#01 Gel puro de Aloe Vera

Basta abrir a folha da babosa e retirar o gel com cuidado. Para cada uma colher de gel, coloque um copo de água. Bata tudo no liquidificador e aplique nas áreas desejadas do rosto. 

Além da pele, o gel puro da babosa pode ser acrescentado ao creme de cabelo ou ao creme corporal

Outras aplicações tópicas são compressas para baixar a febre, aliviar dores musculares e ósseas, reumatismos e enxaquecas. Mas isso não retira a necessidade de consultar um médico, heim!

Também é válido fazer uma mistura bem líquida, adicionar em um vidro spray e aplicar nos cabelos para reduzir o frizz e no rosto, como uma água termal

#02 Esfoliante caseiro 

Com o gel preparado, adicione um pouquinho de açúcar mascavo e aplique no rosto em movimentos circulares e leves. O processo removerá todas as células mortas, enquanto hidrata a pele. 

Além disso, o esfoliante pode ser usado no couro cabeludo. Deixe agir por uns minutos e enxague na sequência. 

#03 Máscara para peles oleosas e acneicas

Adicione uma colher de sopa de argila verde em uma colher do gel da babosa. Depois, adicione 3 gotinhas de óleo essencial de melaleuca (Tea Tree) e coloque sob a pele já limpa. 

Os princípios ativos atuarão em peso no controle da oleosidade, na renovação celular e na hidratação. 

#04 Máscara para peles secas ou maduras 

Misture uma colher de sopa de argila com a mesma medida do gel da babosa, inserindo na misturinha 3 gotas de de óleo essencial de lavanda e uma colher de café do óleo de rosa mosqueta.

A lavanda possui propriedades antioxidantes, assim como a vitamina C e a vitamina E, essenciais para combater os radicais livres e o envelhecimento cutâneo. 

Se a sua pele for mais sensível, use a argila amarela; se for madura, a vermelha. 

A Aloe Vera é incrível, principalmente para as peles oleosas e acneicas! Falando nisso, dá uma olhadinha nesse outro artigo: 

Como escolher o melhor hidratante para a pele oleosa?

Gostou e quer deixar a sua sugestão ou dúvida? Deixe nos comentários! Nós amamos trocar experiências. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close