Niacinamida: benefícios para a pele e para o organismo

O passo mais importante na hora de comprar um dermocosmético é conhecer muito bem seus ingredientes e princípios ativos.

Para te ajudar nessa missão, hoje vamos falar da Niacinamida

Olha só quantos benefícios ela oferece: tem propriedades hidratantes, anti-idade, é um potente clareador, antioxidante, anti-inflamatório, ajuda a reduzir as manchas de melasma e muito mais. 

Vem com a gente descobrir o que a Niacinamida pode fazer pela saúde da sua pele e do seu corpo. 

O que é Niacinamida?

Niacinamida é uma vitamina solúvel em água, muito importante para a síntese de ceramidas naturais da pele. É essa característica que faz dela a queridinha no assunto hidratação e controle da oleosidade. 

Também conhecida como Vitamina B3 e Nicotinamida, pode ser usada por todos os tipos de pele — até nas mais sensíveis. Possui pH neutro e os princípios ativos não se perdem em contato com a luz ou com o sol

O ingrediente é comum em cremes hidratantes, séruns faciais, sabonetes, tônicos e outros dermocosméticos com concentrações de até 5% (o ideal é que você comece aos poucos, até que a sua pele acostume). 

Uma dica é potencializar os benefícios da Niacinamida com combinações com outros ingredientes: 

  • Retinol
  • Ácido Hialurônico 
  • Peptídeos 
  • Ácido Mandélico
  • Ácido Salicílico
  • Antioxidantes em geral 

Mas nada de sair comprando aleatoriamente. Primeiro, conheça as necessidades da sua pele e peça a indicação de um dermatologista. 

O combo mais poderoso está na alimentação 

Falando em combinações, não adianta aplicar dermocosméticos na pele e esquecer da alimentação. Busque manter uma dieta balanceada, com o consumo diário de 16 mg de Vitamina B3

Para os vegetarianos e veganos, a dica é consumir fontes naturais como amendoim, gergelim, amêndoa, avelã, macadâmia, noz, lentilha, linhaça, fava e feijão. O extrato de tomate, a farinha de trigo e a farinha de milho também possuem a vitamina. 

Outras fontes são os peixes, como o salmão e o atum, frango, carnes vermelhas e o fígado.  

O segredo é se cuidar de dentro para fora ❤

Na sequência vamos falar dos benefícios de manter uma rotina skincare e uma dieta rica em vitamina B3. 

Principais benefícios da Niacinamida 

1 – Potencializa a hidratação da pele 

Como falamos aqui nesse artigo, a hidratação é a retenção de água na pele (o que é bem diferente de oleosidade). Existem inúmeras substâncias que contribuem para este processo, incluindo a Niacinamida. 

Por aumentar a síntese de ceramidas e ácidos graxos, fortalece a barreira cutânea e 

promove a renovação celular, hidratando profundamente e melhorando a textura da pele. 

2 – Controle da produção de sebo e da acne 

Uma pele hidratada produz menos sebo, ou seja, fica menos oleosa. Dessa forma, a presença de acnes no rosto acaba sendo menor. Então, se você tem a pele acneica, pode investir sem medo na Niacinamida.

Sabe aquelas cicatrizes comuns de acne? Você também pode reduzi-las usando a substância. Por ter ação anti-inflamatória e antioxidante, melhora a textura da pele e a cicatrização de pequenas lesões. 

3 – Trata as manchas causadas por hiperpigmentação 

A Niacinamida também previne e trata manchas causadas pela hiperpigmentação da pele, como o melasma. Se combinada com outros ingredientes clareadores, os resultados são ainda melhores. 

Dica de combinações: Ácido Tranexâmico, Ácido Kójico e Esfoliante Enzimático. 

Como apontado neste estudo, o uso para o tratamento do melasma é seguro e sem contraindicações — mas sempre busque a orientação de um dermatologista antes de adquirir dermocosméticos do tipo. 

4 – Retarda o envelhecimento da pele 

Os radicais livres são substâncias que aceleram o surgimento das rugas, flacidez, linhas finas e outros sinais do envelhecimento. São gerados pela poluição, bebidas alcoólicas, radiação solar e consumo de cigarros. 

A Niacinamida protege a pele contra esses agentes, reduzindo assim os efeitos do envelhecimento precoce. Além disso, aumenta a produção de colágeno e elastina, melhorando a firmeza e o brilho natural da pele. 

5 – Atua em todo o organismo 

De acordo com um estudo da American Society of Clinical Oncology, a Vitamina B3 reduz em até 23% as chances de desenvolver o câncer de pele tipo não-melanoma, se usada continuamente e associada com o protetor solar. 

Mas é importante ter atenção, como a pesquisadora Diona Damian alerta: 

“O tratamento não foi testado como um remédio ou uma estratégia de prevenção para o público em geral. O filtro solar continua sendo a principal arma contra o câncer de pele”

Conheça alguns outros benefícios que vão muito além da saúde da pele: 

  • Oferece a energia necessária para o funcionamento das células 
  • Protege o sistema nervoso e o DNA 
  • Mantêm os níveis adequados de colesterol 
  • Melhora o controle de diabetes e os sintomas da artrite
  • Previne doenças como Alzheimer, catarata e aterosclerose.

Quando começar a usar a Niacinamida 

Lembra que falamos sobre os radicais livres? Eles não são produzidos apenas pelos agentes externos: o metabolismo do nosso corpo libera a substância naturalmente e acaba danificando as células saudáveis.

Existem enzimas protetoras que agem e neutralizam esses efeitos negativos, mas a partir dos 18 anos elas vão diminuindo. É aí que os sinais do envelhecimento ficam mais evidentes. 

A Niacinamida é um antioxidante e consegue se ligar aos radicais livres, ocupando o lugar das enzimas e neutralizando-os. 

Ou seja, você pode começar a aplicar a substância a partir dos 18 anos, já que não possui efeitos colaterais ou contraindicações. 

Você também pode usar outros antioxidantes, como a Vitamina C, o Resveratrol, a Cafeína e o Beta-Caroteno. Mas lembre-se do segredinho de iniciar com pequenas concentrações para evitar o efeito rebote

Os antioxidantes também são ótimos para evitar os danos provocados pela radiação solar (UV) e controlar as olheiras. Porém, nunca deixe o protetor solar de lado, ele é seu companheiro diário. 

Vale lembrar! Consultar um dermatologista é sempre a melhor forma de cuidar da sua pele. 

Quer conhecer outros ativos antioxidantes? Separamos dois artigos sobre o poder da Vitamina C no rosto e na alimentação. 

Vitamina C: os mitos e as verdades por trás do nutriente 

Vitamina C para o rosto: como inserir na sua rotina