Poros abertos

9 dicas para se livrar dos poros abertos  Leave a comment

9 dicas para se livrar dos poros abertos 

Poros abertos

Ter poros abertos na pele é normal, afinal, é por eles que saem os pelos e secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas. No entanto, é importante ficar de olho na quantidade e nas características. 

Nas peles oleosas, por exemplo, os poros costumam ser maiores e frequentes na zona T do rosto (testa, nariz e queixo). Tanto que nessas áreas, as espinhas e os cravos são mais comuns. 

Fatores como envelhecimento, flacidez, pelos muito finos e acúmulo de resíduos (poluição e maquiagem) também incentivam o aumento dos poros.

Como acabar com os poros abertos da pele do rosto? Descubra nessas dicas!

1 – Use protetor solar todos os dias 

Nossa primeira e mais importante recomendação é o uso diário do protetor solar, mesmo se o dia estiver nublado ou você for ficar em casa. Lembre-se da luz visível emitida pelas telas e lâmpadas, além dos raios ultravioletas (UVA e UVB)

Com o uso correto do filtro solar, sua pele estará protegida dos efeitos provocados pelo sol e outras fontes danosas.

  • Use o produto, no mínimo, 30 minutos antes de se expor ao sol;

  • Reaplique a cada 3 horas ou após molhar a pele. 

A exposição constante ao sol acelera a degradação do colágeno e elastina. Se a gente usar o protetor certinho, estaremos evitando que isso ocorra. 

O resultado? Mais elasticidade e firmeza para a pele. 

Mas lembre-se de aplicar no rosto, pescoço e colo. Dessa forma, além de reduzir os poros abertos, evitará o envelhecimento precoce e as manchas na pele

Invista na opção correta para o seu tipo de pele (oleosas, invistam em fórmulas oil-free) e, de no mínimo, 30 FPS — Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia

2 – Invista em produtos pigmentados  

Sabia que alguns produtos com cor, como os protetores, os hidratantes, os BB Creams e as bases, também podem proteger a pele contra os danos que citamos? Isso ocorre devido às 

partículas de pigmento.

Essas partículas criam uma “barreira física” na pele, protegendo da luz visível. Nossa dica é combinar pigmentação + fator de proteção solar (FPS)

Dessa forma, você estará protegendo, hidratando e uniformizando o tom da sua pele. Tudo ao mesmo tempo!

3 – Lave o rosto duas vezes ao dia 

Lavar o rosto é muito importante para evitar a obstrução dos poros, provocada pelo acúmulo de resíduos na pele (protetor solar, maquiagem, poluição e oleosidade). Mas é preciso ficar de olho nos exageros. 

Se você lavar seu rosto mais que o necessário, estará retirando toda a oleosidade da pele e provocando o efeito rebote. 

Para que isso não aconteça, lave apenas pela manhã e antes de dormir. Você também pode usar a técnica double cleansing

  1. Retire o excesso de resíduos com um demaquilante em óleo. “Ah, mas minha pele já é oleosa, posso aplicar óleos nela?”. Claro! É só escolher os ativos certos (prefira os não comedogênicos e orgânicos).

  2. Lave com água e com o seu limpador facial de preferência. Pode ser um sabonete em barra, mousse, líquido … 

4 – Use hidratantes adequados 

Muitas vezes, os poros abertos aparecem por causa de uma rotina desequilibrada. Pessoas de pele oleosa, por exemplo, acreditam não precisarem de hidratantes. Mas é aí que mora o perigo. 

Hidratar não tem nada a ver com óleos, mas sim com água. 

O principal ponto a se observar é a textura do hidratante, se ele é comedogênico e os ativos da fórmula. Existem os cremes, séruns, tônicos, loções … São muitas opções, com certeza você vai achar a certa para você. 

Para te ajudar a escolher o hidratante certo para acabar com os poros abertos, escrevemos esse artigo. Leia e depois nos conte o que achou! 😉

5 – Faça esfoliações caseiras 

O processo de limpeza profunda da pele, em que é feita a extração de cravos, só deve ser feita por um especialista. Mas você pode usar e abusar das esfoliações caseiras, uma vez por semana ou a cada quinze dias. 

Esfoliar remove as células mortas e promove a renovação celular, deixando a pele com um aspecto macio e uniforme. Também ocorre a desobstrução dos poros, facilitando assim a absorção dos produtos e controlando a oleosidade. 

Existem vários produtinhos caseiros que você pode usar: 

  • Borra de café
  • Fubá 
  • Açúcar 
  • Argila 
  • Farinha de arroz 
  • Bucha vegetal 

Para potencializar os efeitos, eles podem ser misturados com mel, gel de aloe vera, mamão ou banana. 

Quer conhecer o passo a passo da limpeza de pele caseira? É só clicar aqui

6 – Peça indicações de ácidos ao dermatologista 

O uso de ácidos específicos para a redução dos poros abertos já é bem comum, tanto que os dermatologistas sempre acrescentam em seus tratamentos. 

Eles devem ser usados à noite, pois se expostos ao sol causam queimaduras e manchas na pele — nesse caso, o protetor solar é ainda mais importante. Quem tem pele sensível pode não se adaptar muito bem, por isso é essencial consultar um médico. 

Conheça alguns dos mais indicados: 

Ácido Salicílico 

É super indicado para acabar com os poros abertos, pois penetra bem na pele e auxilia no controle da oleosidade. Também possui ação antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, clareadora e esfoliante.  

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, mas começa a reduzir a partir dos 25 anos. É quando os sinais do envelhecimento, incluindo a dilatação dos poros, aparece. 

Use dermocosméticos com ácido hialurônico e sinta sua pele com mais viço e menos rugas, linhas finas e até olheiras. Se quiser, também vale investir na forma injetável para preencher algumas áreas — consulte um especialista! 

Ácido Glicólico 

Também favorece a renovação celular e estimula a produção de colágeno. Com dois ou três meses de uso noturno, em dias alternados, você já sentirá a pele mais uniforme, iluminada, hidratada e firme. 

Ácido Azeláico 

Outra opção de ácido que tem propriedades clareadoras e de renovação celular, mas esse é mais levinho (pode ser usado por pessoas de pele mais sensível e por gestantes, o que não tira a importância de uma recomendação médica). 

É encontrado como um creme, indicado para peles ressecadas, e como gel, ideal para as peles oleosas. 

Ácido Ferúlico 

Este é um ácido com propriedades antioxidantes, ou seja, protege a pele contra os radicais livres (substâncias agressivas da pele, como a poluição) e os raios  UV. É muito encontrado em protetores solares e produtos com FPS. 

Entre seus benefícios, destacamos a ação anti-idade e o estímulo à produção de colágeno, dando mais firmeza e elasticidade para a pele. 

7 – Use compressas frias e quentes 

Outra dica é usar uma compressa de água fria por alguns minutos e, em seguida, uma com água morna. Esse processo ajudará a oxigenar os tecidos, melhorando o aspecto da pele e a elasticidade dos poros. 

Recomendamos que as compressas sejam aplicadas em dias alternados, semanalmente. É importante criar um hábito para ver os resultados. 

Além disso, é válido vaporizar o rosto com ervas ricas em ativos medicinais duas vezes por semana. 

Veja a dica da esteticista Cecilia Wong: 

  • Uma tigela de água quente
  • Pétalas de rosas vermelhas 
  • Lavanda
  • Amor-perfeito
  • Alecrim 
  • Manjericão
  • Hortelã

Misture tudo e deixe infusionar por 5 minutos, com a tigela coberta por uma toalha. Depois retire a toalha, coloque o seu rosto próximo ao vapor e cubra novamente. Fique assim por mais 10 a 20 minutos. 

Depois é só lavar com água fria e secar. Também é indicado fazer a vaporização antes da esfoliação. 

8 – Deixe lencinhos na bolsa 

Sabe aqueles dias super corridos, em que você não tem tempo nem pra respirar? É nestes momentos que adiamos os cuidados. Para evitar que isso aconteça, sempre tenha dentro da bolsa um lencinho. 

Essa é uma ótima tática para manter a pele sequinha o dia todo, além de evitar o acúmulo de suor, principalmente depois dos exercícios físicos. 

Use lenços umedecidos à base de ácido salicílico ou outros ativos que ajudem a combater a oleosidade. 

9 – Tire um tempinho para ir à esteticista 

Além dos cuidados caseiros, ir até uma profissional da estética é muito importante para que os poros abertos sumam de vez. Por isso, tire um momento para os tratamentos “pesados” com um especialista. 

A limpeza de pele profunda é um desses procedimentos. Nela, é feita a extração dos cravos e sujeiras que obstruem os poros. Nada de tentar economizar e fazer isso em casa, heim! O ato de espremer a acne, provoca manchas e cicatrizes. 

Dá uma olhada nessas outras opções de tratamentos para diminuir a incidência de poros abertos: 

  • Microdermoabrasão: o procedimento descasca a camada mais superficial da pele, usando a sucção para remover os cravos e as sujeiras dos poros;

  • Peeling químico: promove a descamação da pele, eliminando as células mortas e reduzindo temporariamente a oleosidade;

  • Luz pulsada: esse é um tratamento mais indicado para quem tem poros abertos e manchas na pele (ou microvasinhos). 

Você deve ter notado que é preciso ter rotina de hábitos saudáveis para acabar com os poros abertos, né? 

Então confira esse artigo, com certeza ele vai ajudar demais! 

Como ter uma rotina skincare simplificada?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close