Serum

Sérum: o que é e porque você deve usá-lo na rotina skincare Leave a comment

Sérum: o que é e porque você deve usá-lo na rotina skincare

Serum
Foto de Shiny Diamond no Pexels

No universo da skincare, cada cosmético tem a sua particularidade, e uma delas é a textura. Hoje vamos falar do sérum, um produtinho com aspecto mais líquido — tanto que seu nome vem do francês “soro”. 

Os benefícios para a pele são de perder de vista, principalmente quando associados à uma rotina de cuidados adequada.

Mas o que é sérum? O que ele tem de tão especial? Posso usá-lo em conjunto com outros produtos? É isso que vamos responder nos próximos tópicos. 😉

O que é um sérum  

O sérum é um produto dermocosmético, com alto teor de princípios ativos. É  bem concentrado, com baixa viscosidade e com micro-moléculas que oferecem um brilho único para a pele. 

Possui fácil espalhabilidade: poucas gotinhas já são suficientes para aplicar no rosto inteiro. Por ser fluido, os princípios ativos são rapidamente absorvidos, trazendo um acabamento ultraleve e sequinho. 

Além disso, não possui resíduos gordurosos e é um grande aliado para as pessoas com problemas de oleosidade ou acne. 

Existem diversos tipos de séruns no mercado, que se diferenciam pelos ativos em sua fórmula. 

Escolhendo o sérum adequado para a sua pele 

Cada sérum possui ativos com objetivos específicos. Têm os com ação clareadora, 

Hidratante, anti-idade, anti-acne e por aí vai. Dependerá das necessidades da sua pele naquele momento

Segundo a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Valéria Marcondes, os séruns mais indicados para cada tipo de pele são: 

  • Séruns com ação secativa: indicados para peles oleosas e acneicas, têm a fórmula com retinol, ácido salicílico, ácido dioico e ácido glicólico;
  • Séruns antioxidantes: indicados para peles secas ou maduras, protegem as células dos processos oxidativos e são ricos em vitamina C ou E. 

O sérum hidratante de vitamina C também é indicado para auxiliar na produção de colágeno, principalmente em pessoas entre 20 e 30 anos. 

Para quem busca combater o envelhecimento precoce, o ideal são as fórmulas com extrato de chá verde, resveratrol, ácido ferúlico, ácido hialurônico, Pro-Xylane. Elas atuam nos radicais livres, promovendo a renovação celular

Todos os tipos de pele e todas as idades podem (e devem) inserir o sérum em sua rotina de cuidados diários. Não há muitas restrições, mas caso tenha dúvidas de qual escolher, converse com o seu dermatologista!

Principais benefícios do sérum  

1 – Fórmulas com alto teor de ativos 

Com certeza esse é o principal benefício do sérum facial. Sua fórmula altamente concentrada tem uma quantidade muito maior de princípios ativos do que as outras texturas, como os cremes e os géis. 

Para se ter ideia, os produtos comuns costumam ter entre 5 e 10% de ingredientes ativos, enquanto o sérum pode conter até 70%. 

Os resultados são rápidos e mais aparentes, já que os ativos são absorvidos em instantes. Quem sofre com o envelhecimento precoce, nota a redução das manchas e das rugas. No geral, há melhoria da firmeza e brilho da pele. 

Outro ponto positivo da rápida absorção é a facilitação da rotina de beleza. Por não precisar esperar o produto secar no rosto, você pode passar para a próxima etapa logo em seguida. 

2 – Acabamento sequinho e livre de oleosidade  

Como os séruns são 100% livres de agentes gordurosos, hidratam os diferentes tipos de pele sem deixá-las oleosas e reduzem a acne (por estar hidrata, a sua pele produzirá menos sebo). 

Tem até aqueles focados exclusivamente no controle da produção sebácea, como os com ácido glicólico e ácido salicílico. Eles agem na renovação celular, redução dos poros e do aspecto oleoso. 

3 – Melhor custo-benefício 

O sérum pode até ser mais caro do que os outros produtos disponíveis no mercado, mas pelo custo-benefício vale a pena. Os resultados são mais rápidos e visíveis. E nem precisa usar muito: poucas gotinhas já são suficientes. 

Descomplicar a rotina de cuidados diários e otimizar os resultados é o foco. 

Não adianta ter vários produtos baratinhos que não trazem benefícios reais para sua pele. Além disso, eles acabam esquecidos no fundo do armário e, muitas vezes, são até descartados antes de acabarem. 

4 – Pode ser um aliado contra a luz visível  

Sabe a luz emitida pela tela do seu computador ou celular? Ela também pode afetar a sua pele. Chamada de luz visível, que também é emitida pelo sol, altera o DNA da pele, assim como os raios ultravioleta. 

Cerca de 33% dos radicais livres vêm da luz visível. Eles alteram as células de pigmentação e produtoras de colágeno, aumentando as manchas. 

Como reforçado pelo dermatologista Sérgio Schalka, na entrevista para a Folha de São Paulo: 

“As pessoas costumam se preocupar com os raios UVA e UVB, mas ninguém se preocupa com a luz visível. Esses novos trabalhos explicam a razão pela qual muitas pessoas apresentam melasmas mesmo usando protetor solar.” 

Utilize o sérum específico para misturar na base facial. Dessa forma, enquanto a  sua pele é protegida contra a luz visível, já que a base funciona como protetor físico, você trata as manchas e a hiperpigmentação. 

Quando e como usar o sérum 

Rotina diária 

Não tem muito segredo, basta usar o sérum adequado para cada período do dia, já que alguns contêm ácidos que mancham a pele se expostos à luz solar. 

Em uma rotina básica, a recomendação é:  

  • Manhã: aplique o sérum após a limpeza e tonificação da pele, finalizando os cuidados com um protetor solar adequado (com proteção UVA e UVB);
  • Noite: faça o mesmo processo de limpeza e tonificação da pele, mas aplique o sérum após o creme hidratante. 

Cuidados profundos 

Já nos dias de cuidados mais profundos, como na limpeza e esfoliação da pele, a dica é seguir esses 07 passos: 

  1. Double cleansing: retire o excesso de sujeira com um demaquilante e lave-a com sabonete adequado ao seu tipo de pele;
  2. Esfoliação: use um dermocosmético específico ou algum produtinho natural, como a borra de café e a argila. É importante ter cuidado nessa etapa, faça a esfoliação levemente e sem pressa, apenas uma vez por semana.
  3. Tonificação: aplique um tônico facial para equilibrar o pH da pele. Uma dica caseira é o chá de camomila, que ajuda a acalmar a pele. Também é válido aplicar a água micelar.
  4. Tratamento: é aqui que entra o sérum. Como os poros já foram abertos pela esfoliação, o produto será absorvido ainda mais rapidamente.
  5. Sheet mask: são aquelas máscaras em folha, ricas em vitaminas e minerais, descartáveis e ultrafinas, umedecidas em diferentes ativos. O indicado é que elas sejam usadas a cada 15 dias.
  6. Hidratação: aplique um creme para a região dos olhos, focado em reduzir as marcas de expressão ou olheiras, e outro hidrante para o restante do rosto e pescoço;
  7. Proteção: por fim, aplique o protetor solar. É preciso usá-lo até quando não for se expor ao sol, heim!

Para lembrar a ordem das etapas, observe a densidade dos produtos. 

 “O produto mais denso, ou seja, aquele que é mais espesso, vem depois dos mais aquosos. Depois que você aplica um produto espesso e cremoso, ele sela a camada córnea (camada mais externa da pele), forma uma barreira que impede a absorção de outras fórmulas.”

Dermatologista Thaís Sakuma, em entrevista para a revista Marie Claire

Outras texturas 

Com certeza você já ouviu falar do sérum-gel: uma combinação da textura leve dos séruns com um gel mais concentrado, apresentando maior viscosidade. Isso evita que o produto escorra na hora da aplicação. 

Há diversas texturas no mercado, cada uma com suas especificidades. O foco é no glow que esse verdadeiro “soro de saúde” traz para a nossa pele. =) 

Já deu pra perceber que o sérum pode ser usado de diferentes formas e só traz benefícios, né? Então pode usar e abusar, sem medo! 

Falando nisso, conheça também os benefícios da vitamina C para o seu rosto e sua saúde em geral. Leia nos artigos abaixo: 

Vitamina C: os mitos e verdades sobre os nutrientes

Vitamina C para o rosto: como inserir na sua rotina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close