Skincare

Skincare: como se cuidar e ter uma rotina simplificada Leave a comment

Skincare: como se cuidar e ter uma rotina simplificada

“Ah, eu não tenho tempo e nem disciplina pra isso de skincare.”

Quem nunca, né? Mas ter uma boa rotina de cuidados com a pele não precisa ser complicado, você pode simplificar tudo: desde a quantidade de produtos usados, até o tempo de cada etapa. 

Claro, tem alguns passos da skincare que não podem ser pulados. Mas a gente vai te explicar direitinho no post de hoje. 

Bora? 😉 

Os 4 passos essenciais da skincare

Vamos começar pelos passos básicos, aqueles que não podem faltar na sua rotina de cuidado diário. É essencial que eles sejam seguidos sempre, durante a manhã e à noite. 

Se você for daquelas mais “preguiçosas” com a skincare, pode seguir uma rotina só com esses passos fundamentais. Dessa forma, conseguirá ter uma pele saudável e sem sofrimento. 

1 – Limpar 

Naturalmente, por morarmos em um país tropical, produzimos mais sebo e temos a pele mais oleosa. Esse fator combinado com exposição solar, alimentação, agentes poluentes e estresse acabam obstruindo os poros. 

Para evitar problemas como espinhas, cravos e excesso de brilho, é preciso retirar por completo a sujeira acumulada na pele do rosto, pescoço e colo (sim, higienizar partes além da face é importante). 

O recomendado é lavar o rosto duas vezes ao dia, no período da manhã e da noite. Use água morna para fria e um sabonete facial adequado para o seu tipo de pele.

Para otimizar a limpeza, recomendamos a técnica coreana double cleansing, em que primeiro retiramos o excesso de sujeira com um demaquilante em óleo. Depois lavamos normalmente com água e sabonete facial (ou um gel de limpeza). 

Lembre-se que essa etapa precisa ser delicada, nada de esfregar o rosto com muita força. Use as pontas dos dedos, em movimentos circulares e suaves. 

2 – Tonificar 

É aqui que preparamos a pele para receber a hidratação. O tônico facial remove os resíduos que não foram retirados na limpeza inicial, desobstruindo todos os poros e regulando o pH da pele. 

Com os poros desobstruídos, o hidratante irá penetrar melhor e proporcionar efeitos mais duradouros. 

Mas não é qualquer tônico que você pode utilizar, escolha o produto específico para o seu tipo de pele. Fique de olho nesses ativos: 

  • Peles oleosas: argila e zinco PCA 
  • Peles acneicas: ácido lactobiônico, HDA Complex e Niacinamida 
  • Peles sensíveis: alantoína

Se você busca por aquele efeito iluminador bem natural, pode investir em um tônico de vitamina C — um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, melhora a produção de colágeno e muito mais. 

3 – Hidratar 

Quando falamos em hidratação, é importante lembrar que ela precisa ser interna e externa. Além de usar um dermocosmético hidratante adequado para o seu tipo de pele, você também precisa beber muitaaaa água (uns 2 litros por dia). 

O cuidado é de dentro para fora <3 

Se você tem dúvidas na hora de comprar produtos hidratantes para a sua rotina de skincare, leia esse artigo que publicamos aqui no blog. Separamos dicas que irão te ajudar a escolher o melhor. 

Por exemplo, quem tem a pele oleosa precisa fugir dos cremes hidratantes. O ideal é investir em séruns, géis ou loções não-comedogênicas (sem ativos que obstruem os poros). 

Os hidratantes podem ter ações emolientes, umectantes ou oclusivas. Para as peles mais oleosas, o ideal são os umectantes, que criam uma barreira protetora capaz de proteger a pele contra a perda de água. 

4 – Proteger 

Depois de limpa, tonificada e hidratada, a sua pele precisa ser protegida. É aqui que entram os filtros solares, que também devem ser adquiridos pensando no seu tipo de pele

E não ache que é importante usá-lo apenas nos dias ensolarados: a aplicação deve ser diária e recorrente, até mesmo nos dias nublados, chuvosos ou quando você for ficar dentro de casa. 

Isso porque o protetor solar age contra diversos agentes externos, não somente os raios ultravioleta emitidos pelo sol. Ele nos protege contra os raios infravermelho, a poluição, baixa umidade do ar e até da luz visível (emitida pelas telas de televisão, celular, computador, lâmpadas …). 

Então, começou o dia? Passa o protetor solar! =)

Incrementando a sua rotina skincare 

Se você já está acostumada com esses autocuidados, pode inserir outras etapas na sua skincare. 

Separamos em dois níveis: o intermediário e o avançado

Rotina intermediária: com 6 passos

Os dois primeiros passos continuam os mesmos, limpar e tonificar. O que mudou foi o acréscimo do sérum facial e de um creme para a área dos olhos (ou algum para o tratamento de problemas específicos, como os anti-acne ou anti-idade). 

Dá uma olhadinha nas etapas: 

  1. Sabonete facial
  2. Tônico ou água micelar
  3. Sérum facial
  4. Creme para a região dos olhos ou produtos de tratamento específico
  5. Hidratante facial
  6. Protetor solar facial 

Rotina avançada: com 9 passos

Nesse tipo de skincare com mais etapas é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade de produtos. É importante que você vá com calma, deixando a sua pele respirar

Também é necessário evitar testar muitos produtos ao mesmo tempo. Se a sua pele apresentar alguma reação negativa, será mais difícil descobrir qual deles provocou o problema. 

O ideal é ir com calma, respeitando os seus limites. 

  1. Sabonete facial
  2. Tônico ou água micelar
  3. Essence (irá nutrir a pele e prepará-la para os produtos de tratamento)
  4. Sérum facial
  5. Hidratante facial
  6. Óleo facial (quem tem a pele oleosa precisa usar com cautela)
  7. Creme para a região dos olhos ou produtos de tratamento específico
  8. Protetor solar facial
  9. Balm labial

Nossa recomendação é não se pressionar demais para seguir uma rotina skincare perfeita. É difícil se acostumar com tantos passos. Por isso, o ideal sempre será que um dermatologista personalize as etapas conforme suas necessidades. 

Seguindo os passos básicos todos os dias, você já sentirá os resultados. 

Cuidados semanais e mensais 

A skincare é diária, mas precisa ser complementada com cuidados mais intensos, semanalmente e mensalmente. É válido até usar produtos caseiros, como frutas e outros alimentos. 

Esfoliação caseira: semanalmente

Esfoliar a pele em casa é muito importante para promover a renovação celular (em que as células mortas são removidas, dando um aspecto mais macio e limpo para a pele). 

Ela também desobstrui os poros, facilitando a absorção dos produtos e combatendo a acne e oleosidade. E nem precisa de muito, produtos simples podem ser utilizados para esfoliar a pele: 

  • Pó de arroz 
  • Argila 
  • Borra de café 
  • Bucha vegetal 
  • Farinha de milho ou fubá 
  • Açúcar tradicional 
  • Farinha de arroz 

Basta lavar bem o rosto, aplicar um óleo essencial, umedecer a pele com a ajuda de uma toalha embebida em água morna e fazer a esfoliação levemente — use a ponta dos dedos, em movimentos circulares e suaves. 

Você pode aplicar os produtos esfoliantes diretamente na pele úmida ou misturá-los no sabonete facial, mel, mamão ou banana. 

Além disso, use uma máscara facial semanalmente. Elas podem ser aplicadas logo após a esfoliação, para acalmar a pele. 

Limpeza de pele profissional: mensalmente 

Como na caseira não é feita a remoção dos cravos, por estarem em camadas mais internas da pele, é preciso recorrer a um profissional. Consulte um dermatologista e peça que ele indique a frequência correta do procedimento. 

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Permeata. A gente adora trocar experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close