Vitamina C

Vitamina C para o rosto: como a inserir na sua rotina Leave a comment

Vitamina C para o rosto: como a inserir na sua rotina

Vitamina C
Photo by Apostolos Vamvouras on Unsplash

É comum encontrarmos pessoas de pele oleosa que deixaram de usar a vitamina C para o rosto após perceberem o aumento da acne. Mas saiba que não é o nutriente em si que provoca isso, mas a sua concentração nos dermocosméticos. 

Quer entender melhor como usar o nutriente na pele? Nós preparamos um guia bem prático e rápido, respondendo as principais dúvidas sobre a ação da vitamina C no rosto. 

Bora com a gente!  💆‍♀️ 

Como a vitamina C atua no organismo? 

O primeiro passo é entender como esse poderoso nutriente atua internamente no nosso corpo. 

Como já explicamos detalhadamente neste artigo publicado aqui no blog, a única forma de adquirirmos a vitamina C é por meio da alimentação. Por isso, precisamos consumir muitas frutas e vegetais (laranja, limão, couve, goiaba …) 

Também é preciso ter atenção na quantidade diária. De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Anvisa, o consumo mínimo é de 45 mg/dia, mas há especialistas que sugerem uma dose maior, de 100 mg/dia. 

E os benefícios são inúmeros: além de melhorar a saúde da nossa pele, ela previne a anemia, fortalece os ossos, aumenta a imunidade e até previne a degeneração da mácula (comum em pessoas idosas). 

Para entender melhor, leia o artigo abaixo: 

Vitamina C: os mitos e verdades sobre o nutriente

Quais são os benefícios da vitamina C para o rosto? 

1 – Combate os radicais livres  

Depois dos 18 anos, a capacidade antioxidante da pele cai naturalmente. Por isso, é muito importante contar com a ajudinha da vitamina C — um poderoso antioxidante não enzimático. 

O uso tópico neutraliza a oxidação da pele e combate os radicais livres, que são os principais causadores dos efeitos do envelhecimento precoce, principalmente das rugas e linhas finas. 

Para otimizar os resultados, escolha os cremes ou séruns anti-rugas ou anti-idade que contenham a vitamina C combinada com outros ativos antioxidantes. 

Também protege a pele contra a poluição, radiação do sol e fotossensibilidade. Mas, mesmo assim, é necessário usar o protetor solar, heim! 

2 – Atua no clareamento de manchas  

Esse micronutriente também inibe a produção da tirosinase, enzima que transforma a tirosina em melanina, ajudando a clarear aquelas manchinhas escuras da pele e evitando que outras surjam

Além disso, atua na uniformização do tom da pele e deixa o rosto com um brilho natural e saudável o famoso glow

Também pode ser usada para combater os problemas de hiperpigmentação da pele, como o melasma ou reduzir as olheiras

3 – Evita a flacidez da pele  

Sabia que a partir dos 30 anos de idade a produção de colágeno no nosso corpo cai gradualmente? Foi o que a nutricionista Maria Resende Coutinho explicou no portal Veja Saúde

O que acontece, é que a partir dessa idade o corpo começa a produzir tecidos mais fibrosos e menos elásticos. É então que surge a flacidez, as rugas, as unhas fracas e até a queda dos cabelos.  

É aí que entra o poder da vitamina C ❤  

Ela ajuda na síntese do colágeno e evita a degradação da proteína, proporcionando mais firmeza e elasticidade para a pele do rosto. 

4 – Possui ação hidratante

Outro benefício da vitamina C para o rosto está na manutenção da hidratação. O derivado ascorbil fosfato de magnésio impede que a barreira natural da pele perca água, mantendo assim a saúde e o brilho. 

Mas, como assim “derivado”? É isso que vamos explicar no próximo tópico. 

Quais as diferenças entre as formas puras e derivadas? 

No mundo dos cosméticos, a vitamina C pode ser encontrada em sua forma pura ou na forma derivada. Basicamente, as diferenças entre elas estão relacionadas à ação antioxidante. 

Como apontado por este estudo, a forma mais pura e mais potente que existe no momento é o ácido l-ascórbico (ácido ascórbico). Já as derivadas, são seguidas por nomenclaturas, por exemplo:  

  • Ascorbil Fosfato de Sódio
  • Ascorbil Fosfato de Magnésio
  • Ascorbyl Tetraisopalmitate 
  • Ascorbyl Glucoside

No entanto, a vitamina C pura é bem instável e oxida rapidamente quando entra em contato com o ar, água ou luz. Ou seja, ela perde todos os benefícios incríveis em instantes. 

É aí que entra a nanotecnologia dos dermocosméticos: a vitamina é encapsulada e vai agindo aos poucos na pele, sem perder os seus efeitos. 

São muitos os derivados, como saber qual é o melhor? 

Essa dúvida é muito comum. Se estiver indicado no rótulo alguma das substâncias abaixo, pode comprar sem medo:

  • Palmitato de ascorbilo 
  • Ascorbyl Glucoside 
  • Ascborbyl Tetraisopalmitate
  • Ascorbyl fosfato

Qual a concentração ideal para o rosto? 

Lembra do que falamos no início do artigo, sobre o aumento da acne nas peles mais oleosas? Isso ocorre devido ao uso de produtos com concentrações altas (acima de 20%). 

Seja a forma pura ou as derivadas, elas precisam ser inseridas aos poucos na rotina de cuidados até que a sua pele acostume. Os dermatologistas recomendam iniciar com concentrações entre 5% e 10%. 

Quando você se sentir mais confiante, pode ir aumentando o percentual das doses do tratamento. 

Existem vários produtos dermocosméticos com concentrações que chegam até 40% e prometem fazer milagres para o rosto. Mas estudos já comprovaram que a nossa pele só consegue absorver e aproveitar os ativos em doses de até 20%

Qual a frequência ideal para cada tipo de pele? 

Para pessoas com predisposição à acne

Além de ter cuidado quanto à concentração do produto, usando os percentuais mais baixos, é importante não exagerar na frequência da aplicação. Somente duas vezes por semana já é suficiente (se usado todo dia, aumentará a produção de sebo). 

Também fique de olho na textura do produto escolhido: opte sempre pelos séruns de vitamina C (os cremes aumentam as acnes). 

Para quem não tem acne, mas tem a pele oleosa 

Os cuidados em relação à concentração são os mesmos, comece com aquelas mais baixas. Sobre a frequência, utilize em dias alternados (dia sim, dia não). Além disso, os séruns também são mais indicados

Para as peles secas ou normais 

Quem tem a pele seca ou normal pode ficar mais tranquilo, mas ainda é necessário iniciar com concentrações mais baixas para não sobrecarregar a pele. 

Pode escolher tanto os séruns, quanto os cremes. Observe as necessidades da sua pele, se estiver muito ressecada, a dica é optar pelo sérum, pois tem mais princípios ativos e a absorção é mais rápida. 

Sobre a frequência, inicie o uso por uma semana consecutiva (todos os dias) e, nas demais, em dias alternados. 

Como inserir a vitamina C na sua rotina skincare?

Se usado na rotina matinal, os efeitos antioxidantes ajudarão a proteger a sua pele dos agentes de poluição e da radiação solar. Se inserido na rotina noturna, durante o sono irá combater os radicais livres (que continuam sendo produzidos). 

Seja de dia ou à noite, todos os tipos de pele colhem benefícios. 

⚠ Lembre-se de aplicar o filtro solar após o uso do sérum ou do creme hidratante de vitamina C. 

Também é possível potencializar os efeitos da vitamina C com combinações de outros ativos. Por exemplo: 

  • Resveratrol: ideal para peles sensíveis à luz solar ou luz azul, protegendo as peles fotodanificadas e auxiliando na síntese do colágeno; 
  • Ácido ferúlico: tem propriedades reparadoras, ajuda a neutralizar os radicais livres e aumenta a fotoproteção;
  • Ácido hialurônico: possui propriedades hidratantes e é um impulsionador na produção de colágeno, retardando os sinais de envelhecimento da pele;
  • Vitamina E: atua na manutenção das fibras de colágeno.

Falando em combinações poderosas, nós recomendamos o nosso Sérum Nanoskin, que possui a ação do ácido ascórbico nanoencapsulado, ácido ferúlico e a vitamina E (um trio imbatível!).  

Outro benefício está na textura do produto. Por ser um sérum, possui um alto teor de princípios ativos e é absorvido rapidamente. Ou seja, os resultados podem ser notados em um período de tempo menor. 

Para conhecer os outros dermocosméticos à base de vitamina C, acesse o nosso site. Além do sérum, você encontrará sabonetes mousse esfoliantes e kits com os produtos. 

Dúvidas? É só deixar nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close